Largada de Perdizes é mais uma iniciativa a repetir

Organizada pela Naturfafe, decorreu no passado dia 14 de julho, mais uma largada de perdizes, no Campo de treino de S. Gens, onde foram abatidas 250 peças.

Durante o período de inscrições foi servido um pequeno buffet, para delicia dos 60 caçadores que foram divididos pelas trinta portas marcadas pela organização.

Após o sorteio das portas realizou-se um breve discurso da praxe por parte da organização, agradecendo a presença de todos os participantes e no sentido de abordar o tema da largada e dos cuidados de segurança a ter durante a mesma.

A tarde esteve com uma temperatura muito boa, com o sol sempre a iluminar o belo voo das perdizes, que tiveram a ajuda de uma pequena brisa que ainda proporcionou mais beleza no seu voo.

Deu-se início à largada por volta das 17 horas, com o lançador a tocar a corneta três vezes, avisando, assim, os caçadores para o início da largada.

As aves começaram a ser lançadas para que estas voassem com mais vontade e mais alto, e chegassem às portas, não ficando ali por perto.

Ao contrário das outras largadas, esta foi mais repartida ao nível de passagem de aves pelas portas, uma vez que o vento mudava constantemente de direção o que fez com que as perdizes tivessem constantes mudanças de vôo, proporcionando um número de tiros mais equilibrado por porta.

No final da caçada foram contabilizadas 155 peças abatidas e divididas pelas portas, fazendo-se depois o sorteio das portas para a respetiva entrega das mesmas aves.

Após a divisão da caça por todos por todos os caçadores, o dia terminou na “Taberna do Rilhas” para o jantar final, uma refeição bem confecionada, com a satisfação evidente de todos os participantes.
Está já agendada uma largada para o mês de março de 2013.

*** Nota da Naturfafe ***

Data da Noticia: 

Sexta, 20 Julho, 2012