GRANDES FESTAS DO CONCELHO EM HONRA DE NOSSA SENHORA DE ANTIME ENTRE 05 E 08 DE JULHO 2012

A realização da Feira das Coisas, Petiscos Associativos e Jardim Encantado da Fantasia, são as principais novidades das Festas do Concelho em honra de Nª Senhora de Antime que se realizam de 5 a 8 de Julho, e que incluem ainda as Festas do Concelho Gastronómicas, com a participação de 12 restaurantes de Fafe. O grande concerto de sábado à noite traz a Fafe os Expensive Soul.

O programa foi apresentado esta quarta-feira em conferência de imprensa, no auditório da Biblioteca Municipal.

“Temos um programa digno e à altura da solenidade e da tradição das festas do concelho”. Foi assim que o Presidente da Naturfafe, Vítor Moreira, começou por apresentar as festas deste ano.

Vítor Moreira realçou o carácter solene das festividades e lembrou mais uma vez o sacrifício da autarquia em assumir, através da Naturfafe, as festas do concelho, num ano em que, mais do que nunca, é necessário muita contenção nas despesas. Ficou assumido que haverá uma redução orçamental de 10% em relação ao ano passado. “Não podemos gastar mais de 120.000 euros” – disse.

A Feira das Coisas mereceu um destaque especial, com a “esperança de que corra pelo melhor. A nossa intenção é manter este certame uma vez por mês, facilitando aos nossos pequenos agricultores colocar os seus produtos à venda directamente aos consumidores, assim como a possibilidade de outros interessados colocarem em exposição as suas velharias, trocando-as ou vendendo-as como se tratasse de um mercado livre. Esta é a nossa ideia, mas vamos ver como corre”.

Outra aposta é nos “Petiscos Associativos” que vão permitir às associações do concelho a possibilidade de angariar fundos para as suas atividades. “Este ano é para experimentar e convidamos 7 associações do concelho. Se correr bem, vamos alargar o evento para o próximo ano a mais associações” – disse o presidente da Naturfafe. Neste espaço, sempre que for necessário, haverá música e actuações ao vivo.

Uma outra referência e novidade é o programa estabelecido para o sábado à tarde no Jardim do Calvário. Trata-se do Jardim Encantado da Fantasia que vai levar àquele espaço um mundo mágico com a presença de estátuas vivas de personagens da nossa imaginação (Príncipe, Branca de Neve e os sete anões, Peter Pan, Sininho, etc), interligadas com a leitura de poesia e a música ao vivo.

Destaque para o dia 08 com o concerto Musical pelo Grupo “Expensive Soul & Jaguar Band”, o espetáculo de pirotecnia “Águas Dançantes”, um verdadeiro hino à imaginação e graciosidade. De igual modo, destaque para a XVIII Mostra de Folclore de Fafe, vai que vai decorrer na Praça 25 de Abril.

Como habitualmente, decorrerá na Igreja Nova o Encontro de Coros, nas noites de sexta-feira e sábado.

Mas o grande momento das festas é sem dúvida a procissão de Nª. Sª. de Antime, no domingo, dia 08, que continua a atrair muitas dezenas de milhares de fiéis provenientes de todo o país e a verdadeira essência das festas.

A actuação das Bandas de Golães e Revelhe (em despique) e este ano, mais uma vez, a Marcha Luminosa, com centenas de figurantes e cerca de uma dezena de carros alegóricos, antecedidos de uma grandiosa sessão de fogo de artifício que encerrarão as festas são outros momentos de destaque.

De relevar igualmente o evento “Festas do Concelho Gastronómicas”.

Segundo Sílvia Fernandes, “o certame visa a promoção da gastronomia tradicional do Concelho e muito particularmente a divulgação do assado regional de vitela; anho e cabrito, prato festivo habitualmente consumido nas Festas do Concelho”.

 

CARTAZ:

 

Data da Noticia: 

Quinta, 28 Junho, 2012