Concurso de poesia desafia os jovens das escolas

A autarquia de Fafe promove um concurso de poesia, no âmbito do espectáculo ‘Uma guitarra e 10 canções de amor’, a realizar no Teatro-Cinema, com a participação dos artistas Vânia Fernandes (voz), Pedro Giestas (declamação) e António Corte-Real (guitarra).
Os alunos das escolas fafenses são, desta forma, desafiados a participar num concurso de poesia, sob o tema ‘o melhor mundo é o Amor’, como forma de homenagear o sentimento mais nobre do ser humano.

Este concurso destina-se exclusivamente ao público escolar, do 7.º ao 12.º das escolas do concelho de Fafe. O tema é o Amor, sob todas as suas formas e em sentido lato, designadamente ao homem ou à mulher, ao pai, à mãe, aos amigos, à natureza, à paz, entre outros.

Para o vereador da cultura, este é “mais um incentivo para a comunidade”. “Trabalhamos com e para os fafenses e é desta forma que se rege o nosso programa cultural”, defende Pompeu Martins. “Queremos, de forma contínua, envolver os alunos com a cultura. Neste caso concreto pretendemos que tenham uma participação activa neste concerto e com os artistas presentes. Por isso, os vencedores têm uma entrada gratuita no espectáculo e vão poder conviver com os artistas nos seus camarins”, acrescenta ainda o vereador da cultura.

Os textos podem ser apresentados sob qualquer forma (quadra, soneto, verso livre). Será, naturalmente, valorizada a correcção linguística, a criatividade literária e a originalidade do tema.
Os trabalhos concorrentes devem ser remetidos para a Casa Municipal da Cultura até ao dia 14 de Novembro, dia do concerto ‘Uma guitarra e 10 canções de amor’.
Os trabalhos serão divididos em dois escalões (do 7.º ao 9.º e do 10.º ao 12.º ano). No total podem ser premiados vinte jovens autores.

Para além da entrada gratuita no concerto, bem como o convívio com os artistas, os vencedores vão ainda receber edições bibliográficas da autarquia e os trabalhos vão ser expostos em pleno átrio do Teatro-Cinema de Fafe.

Data da Noticia: 

Sexta, 2 Novembro, 2012