Bombeiros de Fafe participam ativamente no Exercício Livex 2012

Um exercício de caracter municipal, denominado de Livex 2012, testou no dia de ontem a operacionalidade dos meios da Proteção Civil que atuam no concelho de Fafe, nomeadamente num incêndio industrial provocado por explosão e de seguida de um acidente multi-vítimas, nas imediações do mesmo.

O alerta foi dado para o quartel dos Bombeiros Voluntários de Fafe, dando conta de uma explosão numa unidade industrial na Zona Industrial do Socorro, para o local deslocaram-se sete veículos e 19 bombeiros, seguindo uma marcha geral de operações. No local foi montado um Posto Médico Avançado (PMA), pelos 9 elementos do INEM e três veículos que estiveram presentes no TO. A GNR de Fafe a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Fafe, com quatro elementos e dois veículos cada, também estiveram presentes no TO, tal como a Polícia Municipal de Fafe com dois elementos.

Do exercício, com a colaboração de trabalhadores da unidade industrial, resultaram 11 feridos ligeiros e 4 graves, todos com passagem pelo PMA e posteriormente evacuados para hospitais locais, limítrofes e centrais. Não obstante este cenário catastrófico, surge também e em simultâneo, o exercício do acidente multi-vitimas, que aproveitou grande parte da estrutura já montada, em que três viaturas se envolveram num acidente, onde resultaram 8 feridos, dois dos quais com necessidade de serem desencarcerados. Para o local, além das três ambulâncias que procediam ao transporte dos feridos da unidade industrial, deslocou-se também o veículo de desencarceramento. Novamente, a mesma triagem e o mesmo tipo de evacuação dos feridos, como do exercício anterior.

No final tudo correu como esperado, havendo uma ou outra situação que deverá ser corrigida quando se tratarem de situações reais.

Data da Noticia: 

Terça, 20 Novembro, 2012