Freitas

Localização

Freitas Fafe
Portugal
41° 30' 47.7252" N, 8° 12' 39.0996" W

Freitas é uma freguesia portuguesa do concelho de Fafe, com 6,24 km² de área e 585 habitantes (2011). Densidade: 93,8 hab/km².

Em 2001: 1 430 habitantes. Densidade: 408,6 hab/km².

O Grupo Cultural e Recreativo de Martins de Freitas promove programas de ATL.

Foi sede do primeiro Julgado Medieval, em 1258, que além de Montelongo e Travassós incluía as paróquias de Freitas, Vila Cova, uma parte de Serrafão, Agrela e São Miguel do Monte, bem como os concelhos de Guimarães e Póvoa de Lanhoso.

Freitas foi sede do 1º Julgado Medieval em 1258. As terras do Julgado de Freitas pertenceram à comarca de Guimarães desde a fundação da Nação até ao século XIX, quando uma revisão administrativa do território nacional feita por Mousinho da Silveira a incluiu como uma das freguesias do recém criado concelho de Fafe. Actualmente Freitas é uma freguesia do Concelho de Fafe,

 

"O futuro da freguesia está nos jovens.

Elogiados por todos os intervenientes neste trabalho, os jovens assumem desta forma uma responsabilidade muito frande no desenvolvimento de Freitas para os próximos anos. De facto, a juventude de Freitas representa uma grande fasquia na dinâmica empreendedora desta freguesia. Santa Marinha é sem dúvida o ex-libris de Freitas pois deste alto, com cerca de 600 metros de altitude, se dislumbra uma das mais bonitas vistas de todo o concelho."
in Terra Viva, 2001 (Jornal Correio de Fafe)

 

Localidades de Freitas

Banda de Além
Bouça
Cancelos
Corvo
Estrada de Cima
Freitas
Igreja
Novais
Pardieiros
Pereira
Pinheiro
Portela
Santo António
Sobreira
Souto
Tabaço
Tapada
Vijiozém