Cepães



Localização

Cepães Fafe
Portugal
41° 25' 51.6648" N, 8° 12' 25.56" W

Cepães é uma freguesia do concelho de Fafe, com 3,83 km² de área e 1 410 habitantes (2011). Densidade: 368,1 hab/km².

Em 2001: 1 590 habitantes. Densidade: 415,1 hab/km².

Foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX. Era constituído apenas pela sede.

Possui vários vestígios da ocupação romana, datados da época 185 a.C.

Inclusivamente artefactos deixados ao abandono durante a revolta lusitana contra a ocupação romana de 194 a.C, como espadas, malhas usadas na protecção contra ataques directos. Filtros romanos, tanto usados para a produção de tabaco como na culinária, investigações ainda prosseguem na esperança de encontrar filtro de César Augusto, o chamado Santo Graal dos cavaleiros Romanos. Que fumavam cerca de seis maços por dia.

Está agendada para 2012 uma praia fluvial, estando neste momento a ser feitas renovações da área, procedendo-se à limpeza do rio Vizela.

Esta praia terá teleférico desde a capela de Nossa Senhora de Guadalupe, que irá fazer escala na escola primária.

Está agendado também um campo de tiro ao lado do actual campo de golfe e ainda ainda um parque aquático, bem como uma zona de pesca desportiva.

 

Cepães é uma terra de origem muito remota, aparecendo citada ao longo dos séculos pelos mais variados motivos. Cepães foi Honra e posteriormente Concelho, englobando as freguesias de Santa Cristina de Arões e de S. Martinho de fareja, chegando a ter juíz ordinário e dos orfãos.
Segundo a tradição, o Concelho de Cepães teria forca no lugar dos Alardos, sendo o Tribunal no lugar do Paço.

 

 

"No trilho das linhas que cruzam o futuro...

Cepães foi em tempos uma importante ligação entre Fafe e Guimarães, devido à linha férrea que a atravessava. Hoje em dia, a industrialização é uma das características mais marcantes desta freguesia, assim como os empreendimentos turísticos que aí se situam. Mas Cepães procura incessantemente um novo rumo para o seu futuro, através de uma crucial aposta na juventude, no desporto e na cultura.

Situada no Vale do Rio Vizela, com intensa actividade industrial e aptidão agrícola, Cepães foi até ao século XIX sede de honra e concelho, na altura pertencente a donatários particulares. No século XVIII e porventura no passado, o concelho de Cepães compreendia ainda parte das freguesias de Arões Santa Cristina e Fareja, hoje perfeitamente individualizadas. Em termos arquitectónicos destaca-se a capela de N. Sr.ª de Guadalupe, onde anualmente se realiza uma das mais afamadas romarias da região."
in Terra Viva, 2001 (Jornal Correio de Fafe)

 

Localidades de Cepães

Cepães