Antime



Localização

Antime Fafe
Portugal
41° 26' 18.6432" N, 8° 9' 44.1684" W

Antime é uma freguesia portuguesa do concelho de Fafe, com 3,23 km² de área e 1 476 habitantes (2011). Densidade: 457 hab/km².

Em 2001: 1 589 habitantes. Densidade: 492,0 hab/km².

A sua padroeira, também padroeira de todo o Concelho de Fafe, é a Senhora da Misericórdia. A sua festa religiosa celebra-se no 2.º domingo de Julho. É uma romaria carregada de fé e emoção, digna da visita dos milhares de fiéis que acorrem a Antime todos os anos.

 

Em Antime existem várias colectividades que têm vindo a proporcionar ao longo dos anos actividades culturais e desportivas para toda a população, sendo elas o Coral de Antime, o Operário Futebol Clube de Antime, os Grupos Musicais "Praxis" e "Estrela Musical", e ainda o Centro Social de Antime, o Jardim de Infância de Antime e o Grupo de Escuteiros de Antime.

 

A nível de património cultural e edificado na freguesia de Antime são de destacar a Igreja Paroquial, a capela de S. Brás, o cruzeiro de Antime e a casa do Ribeiro.

 

História de Antime

O povoamento do território que corresponde à actual freguesia de Antime é bastante remoto, sendo atestado na arqueologia castreja e dolménica da região que a envolve. A própria toponímia constitui um importante recurso para determinar a antiguidade do povoamento de Antime, como é exemplo o topónimo principal da freguesia. Etimologicamente, o topónimo "Antime" parece derivar do genitivo um nome pessoal, talvez de origem romana: "Antemius", ou "Antimius".

Segundo as Inquirições de 1220, a paróquia de "Sancta Maria de Antimi" estava integrada na "terra" e Julgado de Montelongo, não existindo referências quanto a possessões da coroa no padroado, o que parece indicar que Antime era couto ou honra equiparada a couto. Já nas Inquirições de 1258, o couto de Antime é citado expressamente, sendo indicado como seu fundador D. Afonso Henriques. Este couto deve ter sido feito sobre os herdamentos das estirpes dos Sousãos e Guedeãos, então representados, respectivamente, por D. Gonçalo Mendes de Sousa e por D. Gueda de Mendes, ricos-homens do século XII. De facto, nas Inquirições de 1258 é referido que a estirpe dos Guedeãos ainda detinha parte do padroado da igreja de Santa Maria. O padroado de Antime continuou na posse de particulares, no entanto, no reinado de D. Manuel I, encontrava-se já na posse régia, sendo apresentada pelos Duques de Bragança até 1834.

Administrativamente, a freguesia de Antime pertenceu a Montelongo até 1836, data em que esta antiga circunscrição administrativa deu lugar ao concelho de Fafe.

 

 

Nossa Senhora de Antime - Julho

Associada ao culto de Nossa Senhora de Antime está a lenda que conta que a imagem da Virgem teria aparecido no Monte de S. Jorge, um local disputado pelas freguesias vizinhas de Antime e Fafe. Após várias divergências, ficou acordado entre as populações das duas localidades que a imagem de Nossa Senhora de Antime ficaria durante todo o ano na Igreja Paroquial dessa freguesia, mas que no dia da festa em sua honra, os homens de Antime deveriam levá-la até ao limite da paróquia ao romper do dia. Posteriormente, a população de Fafe recolheria a imagem, levando-a para a sua vila e festejando até ao pôr do sol, altura em que voltaria para a sua "residência" habitual. Na fronteira entre as duas freguesias dá-se um dos pontos altos da procissão quando as imagens de Nossa Senhora de Antime e de Nossa Senhora das Dores, se encontram e fazem uma pequena vénia em sinal de saudação. O cumprimento das duas imagens é a afirmação de um gesto protocolar da recepção e boas-vindas por parte de Fafe à sua "convidada" de Antime, bem como um símbolo de união e fraternidade entre as duas freguesias. A festividade em honra de Nossa Senhora de Antime, conhecida como a procissão da "Senhora do Sol" ou "da Misericórdia" é uma das mais conhecidas das festividades locais, coincidindo com as festas concelhias de Fafe.

 

Localidades de Antime

Abadões
Adonela
Antime
Assento
Bairro da Fábrica
Bairro da Ponte de São José
Carioca
Carvalhal
Certal
Cestelo
Cruz
Macieiro
Montinho
Outeiro
Porinhas
Portas
Quintã
Ribeira
Ribeiro
Santa Maria
Serrinha
Teibães
Vinha